quinta-feira, 7 de junho de 2012

SIGNIFICADO DA FESTA DE CORPUS CHRISTI

Presença real by Salette Ferreia on Grooveshark
 



A Igreja Católica instituiu a festa de Corpus Christi, palavra que vem do latim e significa “Corpo de Cristo, em homenagem de gratidão a JESUS pela permanente presença Real em nosso meio. Esta festa tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. É celebrada em uma quinta-feira, relembrando a Quinta-feira Santa, quando a Sagrada Eucaristia foi instituída por Jesus. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. A solenidade do Corpus Christi nasceu precisamente para ajudar os cristãos a tomarem consciência da presença de Cristo entre nós.
Hoje dia 07 de junho de 2012, a Igreja mostra ao mundo o Corpo de Cristo, e convida-nos a adorá-Lo. Essa Festa de Corpus Christi consiste em reunir o povo de Deus à volta do tesouro mais precioso herdado de Cristo, o Sacramento da sua própria Presença, louvando, cantando em procissão pelas ruas da cidade. No Pão e Vinho consagrados permanece conosco o mesmo Jesus dos Evangelhos, que os discípulos encontraram e seguiram, que viram crucificado e ressuscitado, cujas chagas Tomé tocou, prostrando-se em adoração e exclamando:  "Meu Senhor e meu Deus!" (Jo 20, 28). No seu Corpo e no seu Sangue manifesta-se o rosto invisível de Cristo, Filho de Deus, na modalidade mais simples e ao mesmo tempo mais nobre possível neste mundo. Aos homens de todos os tempos que, perplexos, pedem:  "Queremos ver Jesus" (Jo 12, 21), a Comunidade eclesial responde repetindo o gesto que o próprio Senhor realizou para os discípulos de Emaús:  parte o pão. Então, ao partir o pão, abrem-se os olhos de quem o procura com coração sincero. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59). Na Eucaristia o olhar do coração reconhece Jesus e o seu inconfundível amor que se dá "até ao fim" (Jo 13, 1). E n'Ele, naquele seu gesto, reconhece o Rosto de Deus! Deste pão nos alimentamos para nos tornarmos testemunhas autênticas do Evangelho. Precisamos deste pão para crescer no amor, condição indispensável para reconhecer o rosto de Cristo no rosto dos irmãos.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Como tradição popular, muitos fiéis enfeitam as ruas com tapetes feitos à base de pó de serragem, com o objetivo de preparar o local para a procissão que traz o grande motivo da festa, Jesus Eucarístico.  Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja. 

Oração a Jesus Cristo Eucaristia:
Deus, nosso Pai, nós acreditamos que és o Criador de todas as coisas e que pela força do teu Espírito, o pão e o vinho se transformam no Corpo e Sangue do teu Filho, para dares de comer aos famintos de luz e de verdade, de amor e de perdão, de graça e de salvação.
Acreditamos Jesus Eucaristia, que estás real e verdadeiramente presente no pão e no vinho consagrados, prolongando a tua presença salvadora e oferecendo às tuas ovelhas o alento a fraqueza e o sonho de quem anseia dar fruto em seu trabalho. Acreditamos que os olhos se enganam ao ver o pão e a nossa língua ao provar o vinho, porque aí Tu estás na plenitude do teu ser, oferecido em sacrifício e dando vida ao mundo sempre saudoso do paraíso. Naquela noite, no Cenáculo, ao tomares, Senhor, o pão e o vinho nas tuas mãos, estavas a oferecê-los a todos, pelos séculos sem fim. Contigo, Cordeiro da Aliança, se elevam em cada altar, em que Te ofereces ao Pai, os frutos da terra e do trabalho do homem, suas vidas, a dúvida de quem procura o sorriso das crianças, os projetos dos jovens, a dor dos que sofrem e a oferenda de quem dá e se dá aos seus irmãos. Acreditamos Jesus, que sobre o altar do teu sacrifício, se enche de força a nossa carne fraca que não responde sempre aos desejos do espírito, mas que tu transformarás à imagem do teu corpo. Nós Te damos graças, Jesus Eucaristia, por nos impelires a uma nova evangelização alentada por Ti. Que a tua Mãe acompanhe os que aceitam viver e anunciar a tua Palavra, e que a sua intercessão torne fecunda a tua semente.
Amém.

                                                                                Tatiane Silveira do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...